RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Leão 14 recebeu ‘com simpatia’ convite para a COP30, diz Alckmin

ROMA, ITÁLIA (FOLHAPRESS) – O papa Leão 14 recebeu “com muita simpatia” o convite oficial para visitar o Brasil e participar da COP30, segundo o vice-presidente Geraldo Alckmin. Ele entregou o ofício do governo brasileiro durante o beija-mão das delegações estrangeiras, logo após a missa inaugural do pontificado, neste domingo (18).

“Até disse ao papa que ele, além de estadunidense, é o segundo latino-americano, porque toda sua vida sacerdotal foi no Peru, e o primeiro amazônico, porque o Peru faz parte da grande Amazônia”, afirmou Alckmin, que recebeu jornalistas brasileiros na Embaixada do Brasil na Itália, na Piazza Navona.

Segundo o vice-presidente, a conversa foi “em portunhol”. “Ele não disse textualmente [que irá ao Brasil], mas recebeu com muita simpatia o convite.”

Em suas redes sociais, Alckmin publicou vídeo no qual diz que entregou o convite em nome de Lula porque “a preocupação ambiental é uma das prioridades do pontificado”. “O novo Papa traz a missão de semear a paz e encher o mundo de esperança.”

Durante sua rápida visita de pouco mais de 24 horas, Alckmin visitou igrejas de Roma, entre elas a Basílica de Santa Maria Maior, onde foi sepultado o papa Francisco: “Chamou a atenção a singeleza, simplicidade, uma lápide escrito ‘Franciscus’. Rezei pelo queridíssimo papa Francisco. Havia me confessado [antes] em Brasília, porque tem que estar em estado de graça para ter as indulgências”.

O vice-presidente disse ter conversado brevemente com os presidentes do Paraguai, Santiago Peña, e de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

Alckmin embarca de volta ao Brasil por volta das 23h de Roma (18h de Brasília), em voo comercial.

ANDRÉ FONTENELLE / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS