PARIS, FRANÇA (UOL/FOLHAPRESS) – Quando entrou na piscina de La Defense, em Paris-2024, a nadadora norte-americana Katie Ledecky ouviu o apresentador anunciar seu currículo. Eram tantos feitos que, quando ele acabou, ela já estava posicionada na sua plataforma na raia 5.
Aos 15 anos, a nadadora norte-americana Katie Ledecky surpreendeu o mundo e ganhou sua primeira medalha de ouro nos 800 metros livres em Londres-2012.
Aos 27 anos, Ledecky conquistou o tetracampeonato olímpico na mesma prova, um feito inédito para qualquer nadadora, nos Jogos de Paris-2024. Foi sua quarta medalha nestas Olimpíadas, segunda de ouro.
“Quatro vezes um é o que mais significava mais para mim. Eu sabia que 3 de agosto é o dia em que eu ganhei em 2012. Eu não queria que 3 de agosto fosse um dia que eu não gostasse”, disse ela. “Me senti pressionada, mas estou feliz de ter conseguido.”
Desta vez, ao contrário de outras provas, Ledcky tinha uma adversária à altura. A australiana Ariarne Titmus, que já a vencera nos 400 metros.
E, de fato, a rival a seguiu durante toda a prova. Ledecky esteve na frente praticamente desde o início, mas Titmus manteve a diferença abaixo de 1 segundo por boa parte da prova./
Depois dos 400 metros, Ledecky começou a abrir. Chegou a ter 1,53 segundos na frente. Completou a prova com 1,25 segundos na liderança em relação a Titmus, que ficou com a prata. Seu tempo final foi de 8min11seg.
“Eu sabia que a Ariane iria me dar tudo o que ela tinha. Tivemos 36 horas de descanso. Eu sabia que seria uma corrida difícil. Eu me senti confiante, mas sabia que seria difícil até o final”, analisou.
Ao deixar a piscina de La Defense, Ledecky tinha mais um título no currículo anunciado pelo apresentador da piscina. Justamente a conquista que ela mais queria. E haverá uma quinta medalha de ouro, feito quem nem Michael Phelps conseguiu?
“Eu adoraria. Vamos ver. Não é fácil. Mas eu vou agir ano após ano. Vamos ver. Eu vou dar tudo que tenho”, completou a americana.
BEATRIZ CESARINI E RODRIGO MATTOS / Folhapress