SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A 31ª edição do festival Mix Brasil, destinado à cultura LGBTQIA+, foi encerrada na noite de sábado com “Levante”, de Lillah Halla, como grande vencedor.
O filme premiado por críticos no Festival de Cannes foi apontado como o melhor longa-metragem brasileiro pelo júri da mostra, além de ter recebido o prêmio de interpretação pela atuação de Ayomi Domenica, Loro Bardot, Onna Silva, Lorre Motta, Isabella Pinheiro, Heloísa Pires, Helô Campello, Karina Rie Ishida e Lorena Costa.
Filha do rapper Mano Brown, Ayomi Domenica interpreta Sofia na produção, uma jovem atleta que descobre estar grávida às vésperas de um campeonato de vôlei decisivo para sua carreira como esportista. Sem querer o filho, ela viaja com o pai até o Uruguai, onde o aborto é legal.
“Os Animais mais Fofos e Engraçados do Mundo”, dirigido por Renato Sircilli, recebeu o prêmio como melhor curta-metragem e também pela interpretação de Paulo Goya. Escolhido pelo júri, mostra em menos de um minuto o faxineiro Jorge, que tem 70 anos e grava escondido áudios dos frequentadores do motel onde trabalha.
Na escolha do público, o prêmio ficou com o longa nacional “Tudo o que você podia Ser”, de Ricardo Alves Jr. e o francês “Orlando, Minha Biografia Política”, de Paul B. Preciado, como melhor longa internacional. “Queer Utopia”, produção da Mundivagante Studio, venceu a competição de melhor experiência de realidades estendidas.
O festival deu início à repescagem nesta segunda (20), com diversos títulos em cartaz até quarta (22) no CineSesc. A programação online vai até 26 de novembro.
Confira, a seguir, a lista de vencedores de cinema na mostra.
● Mix XR: “Queer Utopia”, produção da Mundivagante Studio
Prêmio Canal Brasil de Curtas:
“Os Animais mais Fofos e Engraçados do Mundo”, de Renato Sircilli
Prêmio SescTV Apresenta:
“Ave Maria”, de Pê Moreira
Prêmio Ícone Mix:
Renata Carvalho
Prêmio Suzy Capó:
Ayomi Domenica Dias, atriz do filme “Levante”
Prêmio Show do Gongo:
“Leitinho Doce”, de Ada Anjos
Prêmia Ida Feldman:
Bob Yang e Frederico Evaristo, coprodutores do espetáculo “Intimidade Virtual” e diretores dos curtas “Peixe Vivo” e “Peixes Vivo”
MIX LITERÁRIO
Prêmio Mix Literário:”Sodomita”SODOMITA, de Alexandre Vidal Porto
Menções Honrosas:”Não Nasci Sabendo (Harvi)”, de Aline Zouvi e “Santíssimo” (Urutau), de Rafael Amorim
Prêmio Caio Fernando Abreu de Literatura:”Dois Preto Apaixonado na Cam a”, de Jordan
Redação / Folhapress