SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Bayer Leverkusen empatou com a Roma por 2 a 2 nesta quinta (9), na BayArena, em Leverkusen, Alemanha, e avançou à final da Liga Europa.
Leandro Paredes, duas vezes de pênalti, fez para a Roma, enquanto o Leverkusen buscou empate no fim com Mancini (contra) e Stanisic. O argentino converteu penalidades aos 43 minutos do primeiro tempo e aos 21 da etapa final. Os gols dos alemães saíram aos 37 e aos 52 minutos do segundo tempo.
O Bayer Leverkusen avança à final com placar agregado de 4 a 2. O time alemão venceu a ida por 2 a 0 na semana passada, no Estádio Olímpico de Roma.
O time de Xabi Alonso enfrentará a Atalanta na decisão. A equipe italiana confirmou vaga nesta quinta-feira (9) após vitória por 3 a 0 sobre o Olympique de Marseille. A grande final acontecerá em 22 de maio (uma quarta-feira), no Aviva Stadium, em Dublin, Irlanda.
A temporada perfeita do Leverkusen segue ativa, agora com 49 jogos de invencibilidade. São 40 vitórias e nove empates em todas as competições. A equipe tenta voltar a conquistar a Liga Europa após 36 anos na época, o torneio era chamado de Copa Uefa.
COMO FOI O JOGO
Goleiro da Roma foi o melhor em campo no primeiro tempo. O Leverkusen não se contentou com a vantagem de dois gols conquistada na Itália e pressionou, com a bola e sem ela. O arqueiro Svilar saiu da etapa inicial como grande protagonista, com seis defesas, algumas difíceis.
Pênalti mudou a cara do jogo. O Leverkusen estava totalmente confortável até uma falha de Tah aos 41′ do primeiro tempo. O zagueiro cometeu pênalti fora da disputa de bola e Paredes não desperdiçou a chance de diminuir a desvantagem. O gol impulsionou mudança de postura da Roma, que melhorou nos minutos seguintes e passou a rondar a área adversária.
Novo pênalti bobo aqueceu de vez a partida. O segundo tempo era mais ‘lá e cá’, com a Roma se mandando ao ataque e o Leverkusen tendo contra-ataques em superioridade numérica. O time da casa não sofria muito até Hlozek colocar a mão na bola dentro da área. Paredes marcou mais uma vez e igualou o placar agregado.
Se o Leverkusen está acostumado a encontrar gols em cenários adversos, dessa vez não foi diferente. O time buscou empate nos cinco minutos finais (mais acréscimos) pela quarta vez só em 2024. Primeiro, foi necessária uma dose de sorte, com gol contra de Mancini aos 37′, já suficiente para a vaga na final. A invencibilidade parecia algo fora de questão até o último minuto dos acréscimos. Stanisic, que saiu do banco no fim, marcou e levou a BayArena à loucura.
Redação / Folhapress