SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (26) a expansão da linha 13-jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) até o centro de Guarulhos.
Hoje, o ramal opera entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos, a cerca de 18 km do centro da cidade, e a estação Engenheiro Goulart, na zona leste da capital paulista.
De acordo com o governo, seis estações serão criadas por meio uma PPP (parceria público-privada). Quatro estarão entre o aeroporto de Guarulhos e o centro da cidade (Jardim dos Eucaliptos, São João, Jardim Presidente Dutra e Bonsucesso), e duas entre São Paulo e o aeroporto (Cangaíba e Gabriela Mistral).
O investimento previsto é de R$ 2,5 bilhões.
Atualmente, a linha 13-jade da CPTM funciona com cerca de 20 minutos de intervalo entre os trens na região de Guarulhos. Após as obras, promete o governo, esse intervalo será reduzido para 15 minutos. Já o serviço Expresso Aeroporto, que hoje funciona de hora em hora, vai operar a cada 30 minutos.
O estado planeja outros investimentos no transporte sobre trilhos na região de Guarulhos.
A previsão é que o “people mover” aeromóvel, como foi batizado o trem que levará passageiros da estação Aeroporto-Guarulhos da CPTM ao aeroporto internacional, comece a operar em agosto deste ano.
Os terminais do aeroporto ficam a cerca de 2,5 km da estação, obrigando os usuários a pegarem um dos ônibus gratuitos cedidos pela GRU Airport para completar o deslocamento.
A novidade está orçada em R$ 301 milhões. O valor será custeado com recursos da outorga do consórcio AeroGRU.
Com partidas a cada quatro minutos, a estimativa é que transporte até 2.000 pessoas por hora em cada sentido. Não haverá custo extra para o usuário, que pagará apenas a passagem do trem que o levará até Guarulhos.
Redação / Folhapress