Linha 3-vermelha do Metrô de São Paulo entra em processo de normalização após 3h20 de falha nesta terça (26)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os trens da linha 3-vermelha do Metrô de São Paulo operaram com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas estações na manhã desta terça-feira (26). Segundo o Metrô, o problema foi causado por uma falha elétrica na região da estação Tatuapé.

Por volta das 6h40, um equipamento elétrico da via na região da estação Tatuapé foi danificado e ocasionou a desenergizacão naquele trecho, no sentido Corinthians-Itaquera, de acordo com o Metrô.

Como alternativa, a transferência gratuita para a CPTM foi aberta nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. O Metrô orientou os passageiros a utilizarem as linhas da CPTM.

Às 8h10, após intervenção de uma equipe de manutenção as vias foram reenergizadas. Contudo, em seguida, já próximo da normalização, o Metrô afirmou que passageiros acionaram o botão de emergência em um trem entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Marechal Deodoro, descendo à passarela de emergência da via.

“Por isso, a circulação foi interrompida no trecho para orientação e retirada dos passageiros. Assim que as vias neste trecho foram liberadas, a circulação dos trens passou a ser feita de forma regular”, afirmou a companhia.

Esse processo durou cerca de duas horas.

O Metrô afirmou que acionou operação Paese (Plano de Apoio entre Empresas de transporte frente as Situações de Emergência) com ônibus no trecho entre as estações Penha e Barra Funda.

Durante a ocorrência, as estações ficaram lotadas, como a Barra Funda, na zona oeste, onde houve concentração de passageiros no mezanino, pois não conseguiam descer para a plataforma em razão da lotação. Eles também reclamaram da falta de informações.

A falha na estação Tatuapé causou um efeito cascata em toda a extensão da linha, que liga a zona leste à oeste. Todas as estações ficaram cheias, com aglomerações e passageiros tentando alternativas para chegar ao trabalho, locais de estudo, e outros compromissos.

Os usuários relataram que os trens não estavam circulando nas estações, que aguardavam mais de 20 minutos, mas nenhum trem passava. Quando finalmente chegavam, lotavam rapidamente e permaneciam mais de 30 minutos parados nas plataformas.

“Problema na linha 3-vermelha do Metrô na estação Tatuapé. Trens estão demorando e lotados. Mais um problema no Metrô só para variar e fazer a gente chegar atrasado no trabalho”, reclamou Keila Souza em uma rede social.

Os pontos de ônibus ao redor das estações ficaram lotados de passageiros que buscavam alternativas para chegar aos seus compromissos.

Com a confusão no transporte público, muitos passageiros se socorreram dos carros de aplicativo. Um trajeto de pouco mais de 3,5 km, na região da Sé, saía pelo preço de R$ 80. Em dias normais, distâncias até maiores saíam por R$ 25.

O Metrô afirmou que a operação dos trens na linha 3-vermelha entrou em processo de normalização às 10h.

O trânsito em São Paulo, às 8h, se mantinha no mesmo padrão para o horário e dia da semana, com 583 km de congestionamento.

FRANCISCO LIMA NETO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS