RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Livraria independente ganha ajuda de corrente de leitores para fazer sua mudança

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma pequena livraria de uma cidadezinha está de mudança e precisa de ajuda para carregar seus 9.100 títulos até o novo endereço. É uma distância de pouco mais de 160 metros, mas que levaria a uma única pessoa muitas idas e vindas. Mas a dona convocou sua comunidade e, no dia da mudança, 300 pessoas aparecem para ajudar.

A história, digna de livros como “A Pequena Livraria dos Sonhos”, de Jenny Colgan, “Bem-Vindos à Livraria Hyunam-Dong”, de Hwang Bo-Reum, e “A Livraria Mágica de Paris”, de Nina George, aconteceu na vida real.

Foi com a loja de livros novos e usados Serendipity Books, localizada em Chelsea, cidade dos Estados Unidos com 5.300 habitantes. O estabelecimento deixou o endereço que ocupava desde sua inauguração em 1989 e se mudou para a rua principal da cidade.

A ideia de pedir ajuda local foi da proprietária Michelle Tuplin, que começou a convocar voluntários em janeiro. “Foi uma forma prática de mover os livros, mas também uma maneira de todo mundo participar”, disse ela.

A mudança aconteceu no último domingo (13). No dia apelidado pela livraria como “brigada dos livros”, 300 moradores de Chelsea se organizaram em duas filas e passaram milhares de livros, um por um, para seu novo endereço. “Enquanto passavam os livros, as pessoas comentavam: ‘esse eu ainda não li’, ‘esse é muito bom’”, conta Tuplin.

Segundo a proprietária, a mudança levou menos de duas horas e bem menos do que o tempo que uma empresa de mudanças levaria para embalar, desembalar e transportar a mesma quantidade de livros. Para finalizar a missão, os voluntários ainda organizaram os livros nas novas prateleiras.

Uma das três funcionárias da Serendipity, Kaci Friss, disse que o apoio à livraria foi um lembrete de “como essa comunidade é especial”. Ela cresceu em Chelsea e diz que “é uma cidade pequena onde as pessoas realmente cuidam umas das outras.”

A história da cidadezinha ganhou repercussão após a livraria publicar um vídeo sobre a ação. A postagem, com a música “Everyday People” ao fundo, mostra moradores sorridentes de todas as idades passando livros de mão em mão.

A Serendipity prepara sua reabertura para o próximo dia 26, quando os Estados Unidos celebram o dia nacional das livrarias independentes.

ISADORA LAVIOLA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS