Lucas Sanches e Elói Pietá vão ao segundo turno em Guarulhos (SP)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O vereador Lucas Sanches (PL) e o ex-prefeito de Guarulhos Elói Pietá (Solidariedade) se enfrentarão no segundo turno das eleições para prefeito na cidade, a segunda mais populosa do estado de São Paulo (1,2 milhão de habitantes), após os candidatos receberem cerca de 33% e 29% do voto, respectivamente. Com 94% das urnas apuradas, o segundo turno já está definido matematicamente.

Pietá, 80, governou Guarulhos de 2001 a 2008 e era quadro histórico do PT na cidade, mas se desfiliou do partido em 2024 após ser preterido pela sigla para a disputa à prefeitura. O partido do presidente Lula foi representado em Guarulhos pelo deputado federal Alencar Santana, vice-líder do governo na Câmara dos Deputados —com 94% das urnas apuradas, ele tinha 9% dos votos.

Sanches tem 28 anos e foi eleito vereador em 2020. Bolsonarista, concorreu sem o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ou do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) —o candidato dos dois nomes fortes da direita no país era Jorge Wilson, conhecido como Xerife do Consumidor (Republicanos), que também contava com o apoio do atual prefeito de Guarulhos, o Guti (PSD).

Wilson, deputado estadual aliado de Celso Russomanno e que ganhou fama seguindo a escola do apresentador de defesa ferrenha do consumidor na televisão, terminou o primeiro turno com 20% dos votos —ele sofreu um derretimento nas pesquisas, caindo do segundo ao quarto lugar em alguns levantamentos divulgados nos últimos dias. Já Sanches foi crescendo nas intenções de voto ao longo do último mês de campanha.

O primeiro turno em Guarulhos foi marcado por esse racha na direita. Sanches chegou a tentar derrubar a chapa de Jorge Wilson na Justiça Eleitoral: no último dia 27, pediu a impugnação da candidatura da vice do deputado estadual, Edna Sarlo (PRTB), o que também tiraria Wilson das urnas. O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo ainda não emitiu uma decisão no caso.

Sanches alegava que Wilson trocou o vice na sua chapa um dia depois do prazo máximo, 16 de setembro. O deputado estadual substituiu o atual vice-prefeito de Guarulhos, Professor Jesus (Podemos), por Edna Sarlo depois que a Justiça Eleitoral negou o registro de Jesus em razão de uma condenação por improbidade administrativa.

O vereador do PL também alegou ao TRE que Edna se filiou ao PRTB apenas em 6 de abril, data limite para quem concorre em 2024, sem antes se desfiliar do Mobiliza, o que teria ocorrido em 23 de maio. A campanha de Wilson disse ao portal UOL que “não há qualquer irregularidade jurídica” no caso.

Wilson disse ainda que a medida de Sanches “demonstra desespero”, citando as acusações feitas por um ex-assessor do vereador de que ele teria conduzido um esquema de rachadinha no seu gabinete. Sanches nega as acusações de corrupção.

VICTOR LACOMBE / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS