SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O brasileiro Lucas Verthein está classificado para as quartas de final no remo skiff simples masculino individual nos Jogos Olímpicos de Paris.
Verthein ficou em terceiro na quarta das seis baterias, com um milésimo de diferença para o segundo colocado. O líder foi Yauheni Zalaty, que compete como atleta individual neutro, seguido pelo norte-americano Jacob Plihal que ultrapassou o brasileiro no fim.
Ele se manteve em segundo durante praticamente toda a prova, mas perdeu o posto na última remada. Verthein completou os 2.000 metros em 6min54s96, diante dos 6min54s95 do norte-americano. O primeiro colocado fez em 6s51s45.
Os três primeiros de cada bateria avançam direto para as quartas de final. Os demais, para a repescagem, que será realizada no domingo (28), às 4h30 (de Brasília). O melhor tempo da fase eliminatória foi o do holandês Simon van Dorp: 6min49s93.
O brasileiro de 26 anos está em sua segunda Olimpíada. Em sua estreia, em Tóquio, ficou em 12º.
Verthein foi medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no ano passado. Na ocasião, ele superou justamente o rival Jacob Plihal, que ficou com a prata.
COMO FOI A PROVA
Lucas largou na primeira raia e ficou junto do pelotão no começo da prova. Zalaty disparou na frente, com o brasileiro assumindo a segunda posição. Ele se manteve na vice-liderança durante praticamente toda a bateria, mantendo o posto tanto na metade da prova como após a marca dos 500 metros finais. No entanto, o rival norte-americano se aproximou nas últimas remadas e acabou terminando na frente do brasileiro por um milésimo de diferença.
Redação / Folhapress