SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente Lula (PT) não vai viajar para São Paulo às vésperas das eleições para a prefeitura.
A previsão era a de que o presidente estivesse presente em um ato na avenida Paulista, ao lado de Guilherme Boulos (PSOL) e ministros. Porém, ele não vai viajar a informação do Palácio do Planalto chegou à campanha de Boulos.
Primeiramente, aliados do psolista afirmaram que questões de saúde impossibilitaram a vinda do presidente. Porém, o Planalto nega que Lula não deve vir a São Paulo por recomendação médica e afirma que o presidente decidiu se resguardar e passar o aniversário, celebrado no domingo, dia 27, em Brasília.
Lula, que vota em São Bernardo do Campo (SP), recupera-se de um acidente doméstico em que bateu a cabeça e teve de tomar pontos na nuca, no sábado (19). Ainda não há previsão que o presidente participe de eventos online com Boulos, como uma live.
A atividade na Paulista, no entanto, foi mantida pela campanha, que está fazendo a convocação para a manhã de sábado (26) com o mote de “caminhada da vitória” e prevê a participação da candidata a vice, Marta Suplicy (PT), e de ministros do governo mobilizados por Lula para a reta final da eleição.
A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, já indicado a possibilidade de que o petista não viajasse. Janja disse ainda que Lula voltará a despachar do Palácio do Planalto na próxima segunda-feira (28). Nesta semana, ele está trabalhando no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.
Janja disse a jornalistas que o presidente ficaria em casa até domingo e que o deslocamento para São Paulo no fim de semana seria decidido “conforme orientação médica”.
A campanha de Boulos divulgou nesta quarta-feira (23) um novo vídeo de Janja em apoio à candidatura dele e de Marta no qual a primeira-dama fala que eles têm o compromisso de tornar a cidade “um lugar melhor para as mães de família e seus filhos” e faz críticas a Ricardo Nunes (MDB), que é associado pelo psolista aos apagões que vêm atingindo a capital.
“As famílias de São Paulo não merecem mais ficar no escuro, não merecem um prefeito que não cuida do seu povo com responsabilidade e afeto”, diz Janja na gravação.
O presidente Lula realizou na manhã de terça-feira (22) uma nova bateria de exames, três dias após ter batido a cabeça em um acidente doméstico. Ele foi liberado pelos médicos para exercer as suas atividades na Presidência.
O boletim divulgado pela unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libanês informa que o quadro é estável e que Lula está “apto a exercer a sua rotina de trabalho”. O exame deverá ser repetido em até 72 horas.
Janja disse se tratar de exames de controle. “Está tranquilo, normal, participou hoje da reunião dos Brics. Exames de controle agora só”, afirmou.
ISABELLA MENON E JOELMIR TAVARES / Folhapress