RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Lula celebra atuação ‘incrível’ de Calderano

BRASÍLIA, DF (UOL/FOLHAPRESS) – O presidente Lula (PT) celebrou neste domingo (20) a vitória histórica do mesatenista brasileiro Hugo Calderano, que bateu o número 1 do ranking mundial e conquistou o campeonato mundial de Tênis de Mesa.

O QUE ACONTECEU

Desempenho foi “incrível”. Presidente destacou que o brasileiro está, há 15 anos, entre os cinco melhores mesatenistas do planeta.

“Muito feliz com o feito inédito do Hugo Calderano em Macau, na Copa do Mundo de Tênis de Mesa”, disse o presidente. “Num torneio com 48 dos melhores competidores internacionais, o brasileiro levou pela primeira vez um jogador das Américas à decisão e ao título ao vencer, neste domingo de Páscoa, o chinês Lin Shidong, número 1 do ranking mundial.”

Lula destacou que o esportista faz parte do programa do governo federal chamado “Bolsa Atleta”. “Desempenho incrível do atleta top 5 do mundo que há quase 15 anos tem o apoio do Bolsa Atleta do Governo Federal. Parabéns, Hugo Calderano.”

O brasileiro encerrou a competição com um feito inédito: é o primeiro atleta de fora da Europa ou Ásia que alcança o título da competição. Ele já havia quebrado este mesmo tabu ao chegar na decisão.

Nas últimas Olimpíadas, o brasileiro chegou perto do título. Ele perdeu a semifinal em Paris para o sueco Truls Möregårdh. Calderano ficou em quarto lugar na competição olímpica, atrás do chinês Fan Zhendong (medalhista de ouro), Möregårdh (prata) e do francês Félix Lebrun (bronze).

Calderano é carioca e tem 28 anos. O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), celebrou a vitória dele também: “Um orgulho para nosso estado e para o Brasil!”.

EDUARDO MILITÃO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.