BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou a governança das Nações Unidas com roupas que não cabem mais em um vídeo divulgado nesta quinta-feira (12).
Na publicação, ele faz um chamado para Cúpula do Futuro, evento da ONU para discutir novos acordos de cooperação e governança na instituição. Dentre os temas, está a reforma do Conselho de Segurança, onde o Brasil pleiteia uma vaga historicamente.
“Assim como acontece com qualquer criança que cresce e amadurece, as roupas que vestimos em 1945 já não nos cabem mais. Há mais de vinte anos temos falado sobre a reforma da governança global. Estamos correndo em círculos. Chegou a hora de agir”, diz Lula, no vídeo.
“Gostaríamos que todos fossem à Cúpula do Futuro com a ambição de promover reformas efetivas”, afirma ainda, citando o Conselho de Segurança, o Banco Mundial e o FMI.
“Isso só ocorrerá se os países em desenvolvimento tiverem maiores espaços nesses organismos”, completou.
O evento ocorrerá na sede da ONU em Nova York, nos dias 22 e 23 de setembro. O encontro terá a presença de mais de uma centena de chefes de estado.
MARIANNA HOLANDA / Folhapress