RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Lula convida países do Mercosul para serem parceiros do G20

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou os países do Mercosul a serem parceiros do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo e cuja presidência passou para o Brasil na semana passada. O convite foi feito durante o discurso do chefe do Planalto na reunião da cúpula do bloco, nesta quinta-feira (7), no Rio de Janeiro.

Lula classificou o Mercosul como um “espaço estratégico de coordenação para temas globais” e afirmou que gostaria de ter os países do bloco ativos na COP30, marcada para novembro de 2025 em Belém, no Pará.

“Em dois anos, o Brasil vai sediar a COP30 e eu espero que todos vocês estejam participando ativamente, que é a primeira vez na história que a Amazônia vai falar dela própria”, disse Lula.

Ele completou: “Nós vamos fazer, possivelmente, a mais importante reunião. E eu quero contar com o apoio a e participação de vocês. Porque nós vamos ter dezenas e dezenas de reuniões, de muitos ministérios e de muitos temas. Vocês sabem que todos os colegas do Mercosul e da América do Sul são nossos convidados”.

Lula afirmou ainda que a presidência brasileira do G20 seguirá três diretrizes voltadas para combate à desigualdade, sustentabilidade e reforma da governança global.

“Vocês sabem que o nosso lema é ‘Construir um mundo justo e um planeta sustentável’. A nossa presidência do G20 terá três linhas de ação para estruturar o trabalho do grupo: primeiro, a inclusão social e o combate à fome e à pobreza; segundo, transição energética e desenvolvimento sustentável; e terceiro, a reforma da governança global”, afirmou Lula.

CAMILA ZARUR / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS