RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Lula deixa cúpula do G7 sem encontrar Zelenski e Merz

KANANASKIS, CANADÁ (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou a cúpula do G7 nesta terça-feira (17) sem conseguir conversar com o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, prevista para ser sua principal reunião na viagem ao Canadá, que sedia o evento.

Segundo o Palácio do Planalto, o cancelamento do encontro, que ocorreria às 17h30 (20h30 de Brasília) desta terça, ocorreu devido a problemas de agenda dos dois líderes. Os trabalhos da cúpula nesta terça começaram com mais de uma hora de atraso. De acordo com o Planalto, isso teria impedido Lula e Zelenski de conseguir ter a reunião bilateral e deixar o local a tempo de pegar os voos para retorno aos seus países.

O atraso também levou o premiê alemão, Friedrich Merz, a cancelar o encontro bilateral que também teria com Lula. Por fim, o presidente brasileiro reuniu-se formalmente com o premiê do Canadá, Mark Carney, e informalmente com os representantes de Coreia do Sul, México, Índia e África do Sul.

Este seria o segundo encontro de Lula com Zelenski. A última vez que eles se reuniram foi em setembro de 2023, às margens da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova York, meses depois de um desencontro na cúpula do G7 em Hiroshima (Japão), em maio, ter impossibilitado uma reunião. Foi o próprio Zelenski quem pediu a conversa com o petista nesta semana. A agenda poderia servir ao presidente para equilibrar as críticas que recebeu na recente visita à Rússia.

JULIA CHAIB / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS