Lula diz que Congresso se empoderou e que pauta ideológica está fora da realidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Lula (PT) disse nesta terça-feira (18) à rádio CBN que o Congresso se empoderou em relação ao Orçamento, citando as emendas parlamentares, e que os projetos ideológicos, chamados de “pauta de costumes”, está fora da realidade do país.

“Essa pauta de costumes não tem nada a ver com a realidade”, disse o presidente ao se referir à discussão atual sobre aborto.

O presidente disse ainda relação com Congresso mudou muito em relação aos seus governos anteriores e minimizou os problemas atuais, como recentes derrotas. Ele repetiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “não governou o país e deixou o Congresso fazer o que quisesse”.

Lula disse que o Congresso se apoderou do Orçamento por meio de emendas, como das de relator, e afirmou disse que deputados e senadores “muitas vezes têm contribuído” e que, na política sempre, há problemas. “Tem que exercitar a arte de conversar e de convencer.”

Lula ainda disse que os líderes do governo no Congresso precisam conversar mais com os parlamentares.

Como mostrou a Folha de S.Paulo, a chamada “pauta de costumes” do bolsonarismo, que engloba questões como aborto e drogas, vem avançando mais nesta primeira metade do governo Lula do que nos quatro anos de Jair Bolsonaro (PL).

Se de 2019 a 2022 temas como escola sem partido e o chamado Estatuto do Nascituro empacaram, agora o Congresso caminha a passos largos para criminalizar o consumo de drogas e, ao menos na Câmara, para equiparar as penas de homicídio ao aborto cometido após 22 semanas de gestação.

Um conjunto de fatores explica o paradoxo, que engloba também temas relativos à segurança pública e à questão agrária.

MARIANNA HOLANDA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS