SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Ministério da Fazenda guardou conteúdo do decreto do IOF a sete chaves, Lula escolhe para STJ juiz apoiado por Kassio e outras notícias para começar esta quarta-feira (28).
GOVERNO LULA
Fazenda não detalhou a Lula impacto do IOF, e Casa Civil teve menos de 24 h para análise. Conteúdo do decreto foi guardado a sete chaves; procuradas, pastas de Haddad e Rui Costa e a Secom não se manifestaram.
CONGRESSO NACIONAL
Marina deixa sessão após senador dizer que, como ministra, ela não merece respeito. Senador Plínio Valério (PSDB-AM), que já havia dito ter vontade de enforcá-la em março, recusou-se a pedir desculpas.
POLÍTICA
Lula escolhe para STJ juiz apoiado por Kassio, ministro do STF. Carlos Pires Brandão foi selecionado 7 meses após tribunal formar lista tríplice; ainda falta uma indicação.
VIOLÊNCIA
Senado aprova PEC que transforma guardas em polícia municipal. Neste ano, o STF definiu ser possível que guardas municipais atuem como polícia, mas não autorizou a mudança do nome.
PREVIDÊNCIA
STF muda julgamento da revisão da vida toda do INSS e aposentados podem ter nova derrota. Análise do recurso estava marcada para a sessão presencial desta quarta (28), mas irá para o plenário virtual em junho.
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
PF faz operação e investiga funcionário da Caixa por supostos desvios de até R$ 11 mi de clientes. Investigações suspeitam que empregado da instituição teria feito transferências por Pix a partir de contas de clientes; há indícios de destinação de recursos a sites de apostas.
CIÊNCIA
Starship atinge trajetória esperada após decolagem, mas falha em reentrada na atmosfera. Sucesso, parcial, vem depois de duas falhas consecutivas do segundo estágio do megafoguete da SpaceX.
LIVROS
Ana Maria Gonçalves, autora de ‘Um Defeito de Cor’, se candidata a vaga na ABL. Caso eleita, escritora mineira será a primeira mulher negra na história a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.
ROMPIMENTO
Virginia anuncia separação de Zé Felipe: ‘Seremos amigos’. Influenciadora e filho de Leonardo estavam juntos há cinco anos e têm três filhos.
LITORAL PAULISTA
Onça-parda é flagrada em condomínio de Peruíbe, no litoral de SP. Animal costuma evitar áreas urbanas, mas endereço está próximo a parque estadual.
Redação / Folhapress
