RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Lula recebe homenagem da Academia Francesa durante visita oficial

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em visita oficial à França, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta quinta-feira (5) uma homenagem da Academia Francesa, autoridade máxima da língua francesa. Lula foi convidado de honra de uma sessão privada da instituição e se tornou apenas o segundo brasileiro a visitar o órgão -o primeiro foi o imperador dom Pedro 2º.

Como é tradição na Academia, o homenageado propõe uma palavra nova, para ser debatida pelos acadêmicos e incluída no dicionário editado pela própria instituição -reconhecido como o padrão para a norma culta da língua. Lula sugeriu a inclusão da palavra multilateralismo.

“Queria dizer aos membros da Academia Francesa que vocês homenagearam um cidadão brasileiro que não é acadêmico. Eu só tenho um diploma primário e um curso técnico. O restante eu aprendi na vida, para sobreviver”, disse Lula.

A rigor, o termo escolhido pelo presidente, que descreve a cooperação entre vários países em questões internacionais, já existe na língua francesa. Em uma base de dados histórica da imprensa local, a primeira menção data de 1949. Mas de fato não faz parte do respeitado dicionário da Academia, publicado desde 1687.

A homenagem da Academia Francesa foi proposta pelo atual secretário perpétuo da instituição, o escritor franco-libanês Amin Maalouf.

Fundada em 1634, a Academia Francesa serviu de modelo para inúmeras outras mundo afora, inclusive a Academia Brasileira de Letras, que é de 1897. Periodicamente a Academia recebe visitas ou homenageia em sessão privada chefes de Estado estrangeiros. A visita mais recente, segundo a página da Academia na internet, foi do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em 2019.

Em 23 de janeiro de 1872, a Academia foi visitada por dom Pedro 2º, em uma época de raríssimas viagens oficiais transatlânticas. O imperador do Brasil era um notório apreciador das artes e da literatura.

Em 2005 e 2015, a Academia Francesa realizou sessões privadas em homenagem à instituição brasileira, com quem historicamente tem um bom relacionamento.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.