RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Lula sanciona ampliação no número de desembargadores do TRT de SP; vagas serão preenchidas por concurso

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que aumenta a composição do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 15ª Região de 55 para 70 desembargadores. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (10). As vagas serão preenchidas por meio de concurso público.

O TRT-15 atende 599 municípios de São Paulo, cobrindo 92,8% do estado. A estrutura atual conta com 153 varas do trabalho, 371 juízes e cerca de 3.000 servidores. Segundo o tribunal, a ampliação visa enfrentar o aumento no número de processos, que cresceu de cerca de 80,3 mil em 2009 para mais de 157,8 mil em 2023. Cada desembargador, afirma o TRT-15, recebeu 4.167 processos no referido ano.

A mudança considera a média de processos recebidos por desembargador e, segundo o texto sancionado, não gera aumento de despesas. A medida prevê a extinção de 25 cargos vagos de juiz substituto para viabilizar o preenchimento.

Serão criados 15 novos cargos de desembargador, além de cargos em comissão e funções comissionadas. O projeto foi elaborado a partir de um acordo entre o TRT-15, o TST (Tribunal Superior do Trabalho) e o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), e teve a tramitação aprovada em várias instâncias.

A presidente do TRT-15, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, diz que a ampliação é importante para melhorar o atendimento à população.

ANA PAULA BRANCO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS