RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Lula se reúne com Pacheco em meio a debates sobre sucessão, agências reguladoras e corte de gastos

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Lula (PT) recebe na manhã desta quarta-feira (13), em reunião no Palácio do Planalto, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O encontro acontece em meio às discussões sobre a sucessão para o comando da Casa legislativa e também sobre a disputa travada entre Planalto e Senado pelo controle das indicações para as agências regulatórias.

Havia também a expectativa de que algumas linhas gerais sobre corte de gastos sejam tratadas no encontro, apesar de o governo federal afirmar nos bastidores que ainda trabalha para concluir o pacote de medidas.

Apesar de se tratar de um encontro entre dois chefes de Poderes, a reunião não constava inicialmente na agenda do presidente da República. Foi incluído cerca de uma hora após o início.

Pacheco chegou ao Planalto acompanhado dos senadores Davi Alcolumbre (União-AP) e Otto Alencar (PSD-BA). O primeiro é o principal cotado para assumir a presidência do Senado, a partir de fevereiro do próximo ano, já angariando apoio de bancadas governistas e mesmo de oposição.

Otto é o principal cotado para assumir a poderosa CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

Também participaram os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), responsável pela articulação política do governo, e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União).

O encontro também acontece em meio à disputa pelas indicações para as agências regulatórias. Nos bastidores, se afirma que Alcolumbre buscava manter para o Senado e seu grupo o controle de 50% das indicações.

O Palácio do Planalto, por sua vez, quer manter para si 70% do total de indicações. A disputa, inclusive, chegou a ser motivo de afastamento do ex-senador e ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, de seus antigos aliados no Senado.

Como a Folha de S.Paulo mostrou, Lula busca acertos com o Congresso Nacional para definir os nomes que vão preencher 18 vagas em agências reguladoras que estão abertas ou ficarão livres até fevereiro, mês das eleições aos comandos da Câmara e do Senado.

RENATO MACHADO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS