RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Lula se reúne no Uruguai com Luisa González, candidata de esquerda à Presidência do Equador

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Em uma das reuniões que precederam a posse de Yamandú Orsi no Uruguai, o presidente Lula (PT) se encontrou neste sábado (1º) com Luisa González, candidata de esquerda à Presidência do Equador, que disputará um segundo turno contra o atual líder, Daniel Noboa.

Após o encontro, Lula publicou nas redes sociais que tratou “do contexto político na América do Sul”. “Expressamos nossa concordância na importância do fortalecimento da democracia e da justiça social no continente”, diz a postagem de Lula. “Desejo que as eleições no segundo turno no Equador transcorram de forma pacífica e dentro da normalidade, e que a vontade do povo equatoriano prevaleça.”

Em nota, González também afirmou que o encontro com Lula e com “membros-chave de seu gabinete” discutiu aspectos estratégicos para o desenvolvimento do Equador em áreas como ciência e tecnologia, energia, indústria e relações exteriores. “O Brasil, como a economia mais forte da América Latina e Caribe, representa um parceiro estratégico para o fortalecimento da cooperação regional”, diz o comunicado.

Lula viajou a Montevidéu acompanhado do Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, do assessor especial Celso Amorim e da presidente do PT e nova titular da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, que será empossada no cargo no próximo dia 10.

O primeiro turno da eleição no Equador, em 9 de fevereiro, tinha 16 candidatos, mas somente Noboa e González eram expressivos. Ela foi para o segundo turno contra Noboa no primeiro turno de 9 de fevereiro.

O segundo turno do Equador, em abril, mostrará qual percepção social ganha: o recente movimento anti-Noboa ou o já tradicional anti-Correa, em oposição ao padrinho político de González, o ex-presidente Rafael Correa (2007-2017), um dos nomes mais polarizadores do país.

Será ainda uma nova versão da disputa de 2023, quando a mesma dupla disputou em eleições atípicas, convocadas de maneira antecipada após o então presidente Guillermo Lasso, investigado por corrupção, colocar fim a seu governo por meio de uma figura jurídica inédita, a “morte cruzada”. Noboa ganhou daquela vez e é favorito nesta.

No Uruguai, a posse de Yamandú Orsi marca o retorno da esquerda ao poder no país latino-americano depois de cinco anos sob a centro-direita de Luis Lacalle Pou no ano em que se comemora 40 anos do fim da ditadura uruguaia.

Luisa González também se reuniu com Orsi e disse em nota que abordou o que considera temas fundamentais como segurança, sustentabilidade, comércio, desenvolvimento e cooperação.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS