RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Lula senta ao lado de líderes autoritários durante celebração de Putin em Moscou

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi fotografado ao lado de líderes autoritários durante a parada militar na qual compareceu em Moscou, na última sexta-feira (9). Em tese uma celebração dos 80 anos da vitória da Rússia na Segunda Guerra Mundial, o evento foi, na prática, uma demonstração de força no momento em que Vladimir Putin tenta anexar parte da Ucrânia.

Um registro do tipo era previsível, dada a lista de 29 chefes de Estado presentes —a maioria foi descrita pela imprensa europeia como ditadores e autocratas. O petista, que costuma dar declarações ambíguas em relação à Guerra da Ucrânia, considerou as críticas da comunidade internacional uma demonstração de pequenez.

Todos os presentes na foto lideram países classificados como autocracias no relatório divulgado este ano pelo instituto V-Dem, uma das referências globais em análise de regimes políticos.

Burkina Fasso é considerado uma ditadura pela entidade, enquanto Guiné-Bissau, Egito, Zimbábue e Congo são classificados de autocracias eleitorais —ou seja, embora tenham eleições multipartidárias, estão aquém em relação a outros pilares democráticos.

Diversos deles chegaram ao poder por meio de eleições acusadas de fraude pela oposição, como Umaro Sissoco Embaló, de Guiné-Bissau, e Emmerson Mnangagwa, do Zimbábue. Já o ditador de Burkina Fasso, Ibrahim Traoré, deu um golpe de Estado em seu antecessor antes de assumir a Presidência, em 2022. Em comum, todos os países são acusados por órgãos de direitos humanos de reprimir a oposição e perseguir críticos.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS