RECIFE, PE (FOLHAPRESS) – Rivais na política alagoana, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), e o senador Renan Calheiros (MDB-AL) compartilharam o mesmo palanque, na tarde desta quinta-feira (9), durante agenda do presidente Lula (PT) em Alagoas.
Essa é a primeira visita de Lula ao estado no atual mandato. O presidente participa da cerimônia de assinatura da ordem de serviço que dará início às obras de construção do Trecho 5 do Canal do Sertão Alagoano em São José da Tapera, no sertão de Alagoas, a 240 km de Maceió.
Lira e Renan tiveram uma série de embates nos últimos anos e estão em lados distintos na política de Alagoas.
Renan foi o segundo a discursar na cerimônia e não citou o presidente da Câmara ao fazer os cumprimentos. O senador fez uma defesa enfática do atual Governo de Alagoas e das ações do estado nos últimos anos.
“A sua vinda a São José da Tapera é uma demonstração que o federalismo e a institucionalidade voltaram ao Brasil”, disse Renan, em crítica indireta ao governo Jair Bolsonaro (PL), do qual Lira foi aliado.
O governador Paulo Dantas (MDB) está presente no evento. O ministro dos Transportes de Lula, Renan Filho, que governou Alagoas entre 2015 e 2022, também participa da cerimônia e citou Lira ao citar as autoridades presentes.
“O Brasil vivia um momento difícil, delicado. Estava colocada no Brasil a briga, disseminado o ódio, dividindo famílias, fazendo a economia desse país andar para trás, mesmo no momento em que a unidade precisou tanto de união, como foi na pandemia de Covid-19. O governo brasileiro teimava em dividir as pessoas, as famílias”, disse Renan Filho em crítica a Bolsonaro.
Uma parte da plateia vaiou Lira quando o presidente da Câmara começou o seu discurso.
JOSÉ MATHEUS SANTOS / Folhapress