RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Madrugada de Carnaval em Porto Alegre tem confusão entre polícia e foliões

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Porto Alegre teve confusão entre policiais militares e foliões que passavam a madrugada deste sábado (1º) de Carnaval em bares no bairro Cidade Baixa. O local é conhecido como reduto boêmio da capital gaúcha em razão da grande concentração de negócios do tipo.

Em um vídeo, é possível ver uma pessoa imobilizada por policiais no chão de uma calçada. Um dos agentes aparece com o joelho sobre ela. Imagens que circulam nas redes sociais também mostram o uso do que seria spray de pimenta na ação da Brigada Militar, a PM gaúcha.

“Quem saiu para tentar se divertir encontrou repressão e a ação truculenta da Brigada Militar”, disse nas redes sociais a deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS). “Na Cidade Baixa, foliões, incluindo pessoas trans, foram duramente agredidos pelos policiais”, acrescentou.

Wellignton Porto, coordenador-geral do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), estava na Cidade Baixa durante a madrugada e diz que a confusão teria começado após policiais alegarem suposto desacato na rua General Lima e Silva. Wellignton critica a ação da BM.

“Foi muito desproporcional o nível de brutalidade e violência usado para agredir a juventude”, afirma.

Em nota, a Brigada Militar afirmou que a intervenção foi necessária devido a uma “desordem” envolvendo pessoas que estariam obstruindo uma via.

“Diante da hostilidade crescente e da tentativa de invasão do perímetro policial por populares, foram necessárias ações com o intuito de controlar e conter as agressões, a fim de restabelecer a ordem e a segurança pública, bem como preservar a integridade das pessoas, do patrimônio, das guarnições e de toda a população presente no local”, disse.

A corporação também declarou que um inquérito foi instaurado para apurar os fatos.

LEONARDO VIECELI / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS