RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

‘Máfia do bisturi’ criou cartel para dominar mercado de anestesias no DF

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Polícia Civil do Distrito Federal cumpriu neste mês mandados de busca e apreensão contra suspeitos de integrar a “máfia do bisturi”, suspeita de ser uma organização criminosa criada com o auxílio de uma cooperativa para dominar o mercado de anestesistas no Distrito Federal.

Cooperativa é acusada de adotar práticas anticompetitivas e condutas ilícitas para controlar o mercado. De acordo com a investigação, grupo também é acusado de intimidar profissionais que não se alinham às diretrizes impostas pelo cartel. Operação foi deflagrada pela Polícia Civil em conjunto com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

Operação teve o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão contra os principais membros da cooperativa. Os médicos são acusados de praticar constrangimento ilegal contra outros profissionais da categoria que não se alinharam à conduta do grupo. Os alvos poderão responder pelos crimes de organização criminosa, formação de cartel, constrangimento ilegal e lavagem de dinheiro.

Ameaças de descredenciamento e exclusão da cooperativa a profissionais que não seguem linhas do grupo, indica investigação. A Polícia Civil diz ainda que os suspeitos integram um grupo criminoso estruturado e estável, que vem operando por anos no setor de serviços médicos no Distrito Federal.

Controle de grupos profissionais em hospitais no DF, “impedindo a entrada de novos profissionais e restringindo a concorrência”, diz a Polícia Civil. De acordo com a investigação, há exclusividade na negociação de tabelas de honorários médicos com operadoras de planos de saúde privados, “eliminando a livre concorrência e impondo valores abusivos”.

Grupo é acusado de restringir a atuação de médicos autônomos mediante ameaças psicológicas e até físicas. “Em meio a esta conduta, foi identificada, supostamente, a formação de cartel, impactando diretamente a concorrência, os consumidores e a qualidade dos serviços médicos, tanto no setor privado quanto na rede pública”, aponta a investigação.

HERCULANO BARRETO FILHO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS