SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A maior árvore de Natal de São Paulo foi inaugurada na noite deste sábado (30) no parque Ibirapuera. A estrutura de 57 m é dois metros mais alta do que a outra gigante natalina da cidade, instalada no parque Villa-Lobos, na zona oeste.
Na cerimônia que marcou a abertura da visitação à atração, o público assistiu à apresentação da Orquestra Furiosa da Escola de Música do Ibirapuera, viu o espetáculo de luzes na fonte do lago e acompanhou a chegada do Papai Noel.
Neste ano, o tema “A Natureza em Festa no Parque dos Sonhos” faz referência à necessidade de preservação ambiental. A cor roxa da árvore, porém, é a mesma do banco digital Nubank, cuja marca está aos pés da estrutura.
A Urbia, gestora privada do parque, confirmou que a decoração é patrocinada pelo banco. Outras marcas também foram anunciadas como patrocinadoras de atrações.
Outro destaque na programação gratuita é a vila de Natal, onde as famílias encontrarão o Papai Noel, que é patrocinada pela Natura.
Além da Lei Cidade Limpa, que limita propagandas em áreas públicas, questões que envolvem instalações no Ibirapuera podem requerer autorizações de órgãos responsáveis pela preservação do patrimônio.
A gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) informou que autorizações para exibição de marcas devem ser requisitadas pela Urbia aos órgãos responsáveis. Até a publicação deste texto, a concessionária não respondido ao questionamento da Folha sobre a regularidade da propaganda.
ÔNIBUS GRATUITOS E DISPUTA NAS ALTURAS
Ônibus decorados com temas natalinos também passaram a circular neste sábado para passeios gratuitos em direção à árvore do Ibirapuera. São 89 veículos partindo de três pontos nas zonas leste, sul e norte.
Os passeios gratuitos vão até 22 de dezembro, sempre aos sábados e domingos, das 18h às 20h, com saídas do shopping Interlagos e das estações de metrô Vila Matilde e Parada Inglesa.
A atração do Ibirapuera contará com iniciativas para melhorar a acessibilidade, como QR Codes com audiodescrição, abafadores de som para neurodivergentes e uma área reservada e coberta para pessoas com deficiência.
As maiores árvores de Natal da capital estão ainda mais altas neste ano. A do Villa-Lobos cresceu cinco metros, subindo a 55 m. Em resposta, a do Ibirapuera foi esticada em mais dois metros, chegando a 57.
Desde 2002, a árvore do Villa-Lobos, erguida pela Coca-Cola FEMSA Brasil, tinha o Ibirapuera como lar. Em 2022, porém, a empresa decidiu transferir a estrutura.
Com a perda de seu maior símbolo natalino, a Urbia, administradora do parque Ibirapuera, resolveu construiu sua atual árvore de Natal.
A árvore do Villa-Lobos, chamada pelos criadores de “a oficial da cidade de São Paulo”, foi inaugurada no último sábado (23) e estará aberta para visitação até 5 de janeiro.
Sobre a decoração, ela conta com 210 mil pontos de LED (luminosos pisca-pisca), elementos retroiluminados e 72 itens de adereço, sendo 20 livros, 24 corações e 28 silhuetas. Complementando o visual, há uma estrela de oito metros de diâmetro com 24 mil pontos de LED.
A base da árvore tem como atração um passeio no trenzinho da experiência imersiva Fantástica Escola de Noéis. Para aproveitar, é necessário agendar o horário pelo site ou aplicativo da Sympla. A atividade funciona às sextas-feiras, sábados e domingos, das 10h às 20h.
Redação / Folhapress