UBERABA, MG (FOLHAPRESS) – Principal evento de gado zebuíno do mundo, a Expozebu começa neste sábado (27) em Uberaba, no Triângulo Mineiro, com o objetivo de gerar mais de R$ 140 milhões em leilões de animais e com uma campanha que busca valorizar os pecuaristas.
Organizada pela centenária ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), a Expozebu chega à sua 89ª edição com 37 leilões programados e 6 shoppings de animais, que, se confirmarem a previsão, resultarão em novo recorde na história do evento.
“Vai bater recorde? Isso é imprevisível. O que é previsível é que estarão aqui desfilando dentro da Expozebu os melhores animais da genética zebuína, produtores de carne e leite para o mundo. É muito mais, tão importante, na minha opinião, muito mais importante, dentro da Expozebu, além dos recordes, que são uma grande vitrine, é o interesse do mundo na genética nossa que é produzida aqui. Torcemos para que haja notícias de recordes, mas, principalmente, a gente entende que o papel maior é a gente democratizar a genética”, disse o pecuarista Gabriel Garcia Cid, presidente da ABCZ.
No total, incluindo as atividades dentro do Parque Fernando Costa e a movimentação econômica envolvendo shows, a expectativa é de que sejam gerados mais de R$ 300 milhões em negócios.
Cid afirmou que será iniciada na Expozebu deste ano uma campanha de valorização do produtor rural, com o objetivo de mostrar todos os benefícios da carne e do leite.
“[São] Empregos gerados, produtos e subprodutos e, principalmente, as qualidades nutricionais indispensáveis para a nossa saúde. Tudo isso também é fruto do melhoramento genético”, disse à Folha.
A Expozebu será realizada no Parque Fernando Costa, em Uberaba, até o dia 5 de maio, e ainda reunirá atividades políticas e programação musical, além dos julgamentos de gado a edição deste ano conta com 2.480 animais inscritos para os julgamentos em diversas categorias.
Está programada uma reunião da Fabb (Frente das Associações de Bovinos do Brasil) e a realização do 2º Congresso Mundial dos Criadores de Zebu, com produtores, especialistas, pesquisadores e estudantes, que se reunirão entre quarta-feira (1) e sábado (4).
No Museu do Zebu, que funciona dentro do parque, haverá uma mostra sobre as contribuições nos últimos 40 anos do gado zebu para a mediação de conhecimento e produção sustentável de proteína animal. A exposição ainda conta com bancas de gastronomia mineira e uma feira dedicada a alimentos produzidos no estado.
No palco do parque, se apresentarão Bruno & Marrone, Murilo Huff, João Bosco & Vinícius, César Menotti & Fabiano, Lauana Prado, Matheus & Kauan, Menos É Mais, Hugo & Guilherme, Maiara & Maraísa, Simone Mendes, Clayton & Romário e Bruno Rosa.
MARCELO TOLEDO / Folhapress