SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Vox Patris (a voz do pai, em latim), maior sino do mundo que badala, tocou pela primeira vez nesta quinta-feira (26), em missa de abertura da Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, cidade que é conhecida como “capital da fé” em Goiás.
A missa, realizada no canteiro de obras do novo santuário dedicado ao Divino Pai Eterno na cidade, contou com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e reuniu uma multidão.
A Orquestra Sinfônica de Goiânia, com 150 músicos, se apresentou durante a celebração religiosa.
Com 55 toneladas, 4 metros de altura e 4,5 metros de diâmetro, o sino foi forjado em bronze na Polônia pela Rduch Bells & Clocks, empresa especializada na fabricação de objetos litúrgicos. Segundo a empresa, cerca de 200 pessoas trabalharam no projeto.
O Vox Patris percorreu mais de 10 mil quilômetros do porto de Gdansk, na Polônia, até Santos (SP), antes de ser levado para Trindade.
É decorado com artes entalhadas inspiradas no cerrado goiano, na cultura do homem do campo e elementos religiosos, com ilustrações que contam a história da devoção ao Divino Pai Eterno. A arte foi criada pelo goiano Silvio Morais, de Anápolis.
A construção do novo santuário começou em 2012 e, enquanto o campanário não é concluído, o sino será exibido aos fiéis em um espaço especial durante o período de romaria.
Além do Vox Patris, dois sinos menores foram transportados de Cracóvia, na Polônia, para Trindade. Eles farão parte do campanário da nova igreja e receberam os nomes dos evangelistas João e Lucas.
Os sinos foram levados a Goiás em um caminhão reboque do tipo “lagartixa” com seis eixos, próprio para cargas de grande porte.
A catedral de Santos celebrou uma missa em ação de graças pela passagem do sino pela cidade, com centenas de fiéis e representantes de Trindade.
A Polícia Rodoviária Federal acompanhou o transporte terrestre, com percurso de 1.500 quilômetros a partir do porto de Santos. A PRF fez uma escolta especial ao longo do trajeto, em conjunto com policiais estaduais, guardas municipais e o Exército.
Atravessando três estados e o Distrito Federal, o sino foi recebido com celebrações religiosas em Belo Horizonte e Brasília, além de atrair o público nas cidades pelo caminho como as mineiras Patos de Minas e Formiga.
Redação / Folhapress
