RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Manifestantes jogam boneco de Jeff Bezos com notas de dinheiro em via famosa de Veneza

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Enquanto Jeff Bezos e Lauren Sanchez se preparam para trocar alianças em uma cerimônia luxuosa de três dias em Veneza, o clima na cidade italiana está longe de ser só celebração. Um protesto performático chamou a atenção de moradores e turistas nesta semana: um manequim em tamanho real do fundador da Amazon foi visto flutuando com dinheiro falso em uma jangada pelos canais próximos à Ponte Rialto, arrancando risos, selfies e olhares curiosos.

A ação faz parte de uma série de intervenções artísticas, protagonizadas por figuras caricatas de Bezos e Lauren — em algumas, eles surgem vestidos para o casamento, navegando em uma gôndola; em outras, o bilionário aparece como um espantalho coberto de notas falsas com seu próprio rosto.

Segundo o site GBNews, o autor das obras é o artista performático conhecido como Konn Artiss, que também distribuiu mais de 10 mil exemplares de um jornal satírico chamado The Washington Ghost, cuja manchete principal ironiza: “Homem encomenda noiva”.

As manifestações ganham força em um momento de crescente insatisfação local. O coletivo No Space for Bezos espalhou cartazes por toda a cidade com frases como “Venicelândia: um playground digno de um oligarca” e já ameaçou lançar crocodilos infláveis nos canais para protestar contra a festa milionária.

A integrante do grupo, Federica Toninelli, disse à BBC que o casamento simboliza “a exploração da cidade por forasteiros”, transformando Veneza em uma espécie de vitrine global a serviço do entretenimento dos mais ricos.

Em paralelo, o Greenpeace também deixou sua marca. Na segunda-feira (23), ativistas do grupo ambientalista penduraram uma faixa na Praça de São Marcos com os dizeres: “Se você pode alugar Veneza para seu casamento, pode pagar mais impostos”.

A cerimônia, que deve custar entre 7,5 e 8,7 milhões de libras, deve reunir cerca de 200 convidados, incluindo nomes como Kim Kardashian, Kris Jenner, Ivanka Trump e Jared Kushner, que já desembarcaram na cidade. Os noivos pediram que, em vez de presentes, os convidados façam doações a instituições de caridade —mas o gesto não acalmou os ânimos dos moradores que veem o evento como um retrato da desigualdade crescente.

Diante das ameaças e da atenção global, a imprensa local ainda afirma que a equipe de segurança de Bezos fez mudanças de última hora no roteiro das festividades. Ao menos um dos eventos programados precisou ser transferido para outro local às pressas.

ADRIELLY SOUZA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS