SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Companhia das Letras publica ainda neste ano “Mano a Mano”, livro baseado no podcast de mesmo nome apresentado por Mano Brown.
A obra reúne trechos de 20 entrevistas realizadas ao longo das quatro primeiras temporadas do programa, que é uma produção do Spotify em parceria com a Boogie Naipe, produtora de Brown.
Lançado em 2021, o Mano a Mano rapidamente alcançou grande audiência e repercussão. Com episódios semanais e ainda no ar, o podcast propõe conversas francas com convidados de diferentes origens, áreas e visões de mundo, entre eles artistas, políticos, acadêmicos e lideranças sociais.
Entre os entrevistados estão figuras como Lula, Marina Silva, Conceição Evaristo, Gilberto Gil, Gloria Maria, Drauzio Varella, Emicida, Djavan e Sueli Carneiro. O compositor e vocalista dos Racionais divide a condução das entrevistas com a jornalista Semayat Oliveira.
Ao levar essas conversas para o formato impresso, a editora afirma que pretende ampliar o alcance do conteúdo do podcast e “reforça o papel da escuta como forma de reconhecimento e da palavra como ferramenta de permanência”. “A obra reafirma a força do livro como instrumento de registro histórico e como gesto de resistência e memória”, diz a nota.
A Companhia também foi responsável por publicar o volume com as letras de “Sobrevivendo no Inferno”, um dos principais álbuns dos Racionais MCs, em 2017. Além das entrevistas, a publicação trará fotos inéditas dos bastidores das gravações e um novo prefácio escrito por Brown.
Redação / Folhapress
