SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Maranhão contabiliza 30 municípios em situação de emergência por causa das chuvas que atingem o estado.
Chuvas provocaram a cheia de rios e riachos, deixando pelo menos 30 cidades em situação emergencial. Segundo a Defesa Civil do Maranhão, até o momento apenas o município de Santa Inês decretou estado de calamidade pública.
Desabrigados e desalojados. Pelo menos 1.031 famílias estão desabrigadas e outras 2.909 estão desalojadas.
Equipes da Defesa Civil têm auxiliado na retirada dos moradores em áreas de risco. Segundo o órgão, as famílias afetadas pelas chuvas são acompanhadas pelas coordenadorias municipais da Defesa Civil, como a distribuição de refeições que são fornecidas por restaurantes populares do governo estadual.
Medidas de segurança. A Defesa Civil reforçou a orientação de que, em casos de chuvas intensas, a população mantenha distância segura de trechos afetados ou em que o solo esteja encharcado -que aumenta o risco de desmoronamentos e deslizamentos. Em casos de alagamentos, a população deve procurar um lugar seguro e acionar o serviço de emergência pelo 193.
Redação / Folhapress