RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Marçal ainda não foi intimado para explicar uso do X a Moraes, diz defesa

BRASÍLIA, DF, E SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um dos advogados de Pablo Marçal (PRTB), Paulo Hamilton, disse neste domingo (6) que o candidato à Prefeitura de São Paulo ainda não foi notificado da decisão do ministro Alexandre de Moraes para prestar esclarecimentos sobre publicações no X.

O contato da reportagem foi feito por volta das 18h. A expectativa da defesa é que Marçal só seja intimado a partir desta segunda-feira (7). A resposta do candidato poderá ser dada por escrito ao STF (Supremo Tribunal Federal). Os esclarecimentos serão dados nos autos do processo que tramita na corte.

Moraes determinou neste sábado (5) a intimação em 24h de Marçal para explicar publicações feitas na plataforma suspensa pelo magistrado, que incluiu a divulgação de laudo falso para prejudicar a campanha de Guilherme Boulos (PSOL).

O ministro disse que a Polícia Federal encaminhou um ofício ao Supremo informando que identificou uma intensa atividade do perfil @pablomarcal, atribuído a ‘Pablo Marçal’, com verificação azul, de acordo com os protocolos da rede X/Twitter.

O ministro disse que a conduta, em tese, caracteriza abuso do poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação, “sendo grave a afronta à legitimidade e normalidade do pleito eleitoral”.

Segundo Moraes, ela também pode acarretar na cassação do registro ou do diploma e inelegibilidade, conforme decidido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Ele determinou ainda que a ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE, seja oficiada com urgência de sua decisão, com a cópia do relatório da Polícia Federal.

Ao votar neste domingo, Marçal disse: “A imprensa que me intimou, até agora não chegou nada”.

“Apesar de eu não ter sido intimado pessoalmente, tem uma pessoa nossa de Portugal que posta. O que eu ia ganhar afrontando o STF? Zero. Não fiz a postagem, o X pra mim não tem relevância nenhuma.”

CONSTANÇA REZENDE, CAMILA MATTOSO E MARIANA ZYLBERKAN / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS