PARIS, FRANÇA (FOLHAPRESS) – Lider do ranking mundial e cotado para o pódio em Paris, Marcos D’Almeida classificou-se em 17º na fase de ranqueamento do tiro com arco, em uma quinta-feira (25) de muito calor na capital francesa.
A prova, no inicio da tarde, começou sob sol forte e termômetros na casa dos 35°C, de acordo com aferição feita pela reportagem. Quando nuvens davam alguma trégua aos atletas, a questão era o vento. Tiro com arco é uma modalidade muito sensível às variações atmosféricas. Birutas coloridas, nas laterais do campo de tiro, orientam os competidores.
D’Almeida, ao lado de uma placa que o identificava como melhor do mundo na atualidade, passou o primeiro de 12 rounds de seis tiros em 40°. Nos estágios seguintes, se posicionou no segundo pelotão da disputa, oscilando entre 11° e 20°.
Na segunda metade da prova, com oito rounds disputados, caiu para 23°. Na seguinte, subiu para 17°, com cinco das seis flechas na pontuação máxima, 10. Após mais oscilações, acabou o dia nessa posição.
O ranqueamento, neste primeiro dia de competição, não é eliminatório, mas determina os cruzamentos na fase seguinte, que, aí sim, é mata-mata. A prova é disputada sem público, em um campo mais largo que o da fase decisiva, com todos os 64 competidores atirando ao mesmo tempo.
O arqueiro, que chegou a Paris cotado a uma medalha, volta ao estÁdio em Les Invalides na próxima semana, assim como Ana Luiza Caetano, que se classificou em 19° na chave feminina horas antes. O resultado dos dois classificou o Brasil para o torneio duplas mistas.
JOSÉ HENRIQUE MARIANTE / Folhapress