PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS) – Em discurso a apoiadores no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, a candidata derrotada à Prefeitura de Porto Alegre, Maria do Rosário (PT), agradeceu o apoio da militância e os 38,47% dos votos válidos obtidos neste domingo (27).
A petista perdeu para o prefeito reeleito, Sebastião Melo (MDB), que obteve 61,5% dos votos e conduzirá a cidade por mais quatro anos.
“Saibam os nossos adversários que não nos derrotaram politicamente”, disse Rosário, celebrando o aumento da bancada de esquerda na Câmara Municipal. “Estamos vitoriosos com a trajetória que fizemos.”
Para Rosário, o resultado eleitoral exigirá atenção de forças progressistas. “Um alerta de que a extrema direita e setores contra a democracia não foram derrotados totalmente”.
Além disso, ela lamentou a alta taxa de abstenções, de quase 35% dos eleitores aptos, superando os 31,5% no primeiro turno.
No discurso, Rosário também propôs a realização de um seminário nacional do PT para debater o futuro do país e o resultado das urnas.
CARLOS VILLELA / Folhapress