PARIS, FRANÇA (UOL/FOLHAPRESS) – Bicampeãs olímpicas na classe 49er FX da vela, Martine Grael e Kahena Kunze encerraram a parceria vitoriosa após o oitavo lugar nas Olimpíadas de Paris. Elas até disputaram a medal race na raia em Marselha, mas já não tinha mais chance de pódio.
“Por enquanto é o fim”, disse Martine ao UOL. “A competição foi bem dura para a gente. Eu poderia resumir assim, um pouco de falta de sintonia entre eu e a Kahena, mais do que qualquer outro fator”, contou Martine.
Na classe 49er FX da vela, a dupla foi bicampeã olímpica nos Jogos do Rio, em 2016, e na última edição em Tóquio. Mas nas Olimpíadas de Paris elas ficaram longe da medalha e agora cada uma vai seguir seu caminho.
“Eu tenho que ter orgulho da trajetória que a gente teve, acho que foi uma trajetória muito bonita”, afirmou Martine. “Houve uma renovação grande na classe, e as outras duplas começaram embaladas neste ciclo. Também foi mais curto, então foi bastante intenso”, explicou.
Martine comentou que não pode falar muito sobre o que vai fazer, mas sabe que a vela está na sua família e é quase impossível ficar longe dos barcos.
“Cada uma tem seus projetos pessoais. Na verdade, eu até poderia pensar em fazer outra Olimpíada, mas não consigo me visualizar em nenhuma classe agora. Acho que, assim, eu não quero mais fazer. Agora eu acho que eu vou pensar um pouquinho antes de tomar qualquer decisão”, concluiu.
PAULO FAVERO / Folhapress