SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Mateus Solano aproveitou uma publicação de sua colega Alinne Moraes sobre a novela “Viver a Vida”, da qual os dois fizeram parte, para questionar as reexibições de novelas do canal Viva que, segundo ele, não remunera adequadamente os atores.
“Quanto será que o Canal Viva vai faturar? E nós, os intérpretes? #direitoautoralnãoéfavor”, escreveu Solano. O ator Tuca Andrada compartilhou uma captura de tela do comentário, fazendo coro à causa.
Procurado pela reportagem no início da tarde desta quarta-feira, a assessoria do canal Viva não se manifestou sobre as reclamações de Solano especificamente, mas disse em nota que “efetua todos os pagamentos referentes aos direitos autorais e conexos devidos a autores, diretores e atores”. “[Tanto] em obras reexibidas na TV Globo quanto nos canais pagos e no Globoplay, de acordo com os contratos celebrados com cada um, reconhecendo a importância da preservação dos direitos de propriedade intelectual, dos quais é uma grande defensora.”
Em 2020, a atriz Maria Zilda Bethlem também reclamou dos pagamentos de direitos autorais pelo canal Viva. “Aquele canal maldito que não paga a gente”, disse em uma transmissão em seu Instagram. A atriz disse na ocasião que não recebia nada pelas reprises do canal e recebeu pouco pela exportação das novelas.
O problema já foi levantado pela atriz Sônia Braga, que chegou a processar a Globo pela reprise de “DancinDays” no Viva, e perdeu.
O Viva começa a exibir a novela “Viver a Vida” em 22 de julho.
Redação / Folhapress