Matinas Suzuki deixa a Companhia das Letras após quase 15 anos na direção

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Companhia das Letras anuncia nesta sexta-feira a saída do jornalista e editor Matinas Suzuki Jr. da empresa. No próximo ano, ele deixará o cargo de diretor de operações, que ocupa desde 2010, para se dedicar a projetos pessoais.

Suzuki foi responsável, por exemplo, pelo lançamento do selo de jornalismo literário da editora, em 2007, e por conduzir a chegada da Penguin ao país com o selo Penguin-Companhia, logo no ano em que assumiu a diretoria.

Segundo o comunicado da Companhia das Letras, ele foi “fundamental na criação de novas áreas e frentes de negócio, contribuindo para o crescimento e sucesso da editora”.

“Matinas foi meu braço direito nesses anos todos”, diz Luiz Schwarcz, fundador da casa. “Sua atitude empreendedora e dedicação total à Companhia marcaram não só a vida da empresa e de sua equipe, mas a minha também, e em grande medida. Perco o convívio diário com um grande amigo, que me fará muita falta.”

Suzuki, jornalista formado pela Universidade de São Paulo, também foi um quadro importante da Folha de S.Paulo. Nas décadas de 1980 e 1990, ocupou os cargos de editor da Ilustrada, editor de Economia, secretário de Redação, correspondente no Japão e editor-executivo, entre outros.

Também apresentou o programa de entrevistas Roda Viva, na TV Cultura, e ajudou a fundar o portal iG e a revista Serrote, do Instituto Moreira Salles.

A substituta de Suzuki na posição será Mariana Zahar Ribeiro, que foi por 20 anos diretora-executiva da Zahar, editora comprada pela Companhia em 2019.

Ela comporá a diretoria do maior grupo editorial do país com os fundadores Luiz Schwarcz e Lilia Schwarcz, os publishers Julia Schwarcz e Otávio Marques da Costa, a chefe de operações financeiras Ana Paula Rocha e a diretora de comunicação Mariana Figueiredo.

WALTER PORTO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS