RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Mauro Vieira defende integração da América Latina contra protecionismo em cúpula da Celac

TEGUCIGALPA, HONDURAS (FOLHAPRESS) – O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, usou a cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) em Honduras para defender o fortalecimento do grupo diante do “refluxo do unilateralismo e do protecionismo”.

A fala ocorreu nesta terça-feira (8), durante encontro a portas fechadas dos chanceleres do grupo. O evento antecipa o ponto alto da cúpula —a reunião dos chefes de Estado, na qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai discursar nesta quarta (9).

“Diante das transformações por que passa o sistema internacional, marcado, atualmente, por crescentes tensões geopolíticas e pelo refluxo do unilateralismo e do protecionismo, a Celac deve fortalecer-se, de modo a permitir que continuemos, de forma unida e firme, a atuar em temas que são caros para a região”, afirmou o chanceler brasileiro a seus homólogos, de acordo com a sua equipe

“Aproveito para destacar a relevância de alguns pontos que requerem nossa atenção especial, como nosso relacionamento externo com países terceiros e blocos”, continuou. “No presente cenário global, é essencial que tenhamos maior coordenação prévia intra-Celac para subsidiar tais contatos, sobretudo com a China e União Europeia, com quem devemos ter reuniões no presente ano.”

O discurso ocorre quase uma semana após o anúncio do que ficou conhecido como o tarifaço do presidente americano, Donald Trump. Na quarta-feira passada (2), o republicano assinou um decreto imponto tarifas a aliados e adversários na tentativa de estimular a reindustrialização dos Estados Unidos.

DANIELA ARCANJO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS