RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) – O médico Luis Claudio Lapena Barreto, o Dr. Lapena (PL), 60, foi eleito neste domingo (6) prefeito de Araraquara (a 273 km de São Paulo), interrompendo um ciclo de dois mandatos consecutivos do PT na cidade paulista.
Em sua segunda tentativa de chegar à prefeitura a primeira foi em 2020, pelo Patriota, o ex-vereador bolsonarista contava com outros três partidos em sua chapa: Republicanos, DC e União Brasil.
A principal adversária, a ex-secretária da Saúde Eliana Honain (PT), 63, estava numa coligação que contou com 12 partidos PSDB, outrora adversário ferrenho, PC do B, PV, PSOL, Rede, Cidadania, MDB, PP, PDT, Podemos e PSB e que tinha como principal cabo eleitoral o ex-ministro Edinho Silva (PT), que governou a cidade em quatro mandatos.
Araraquara é o principal município administrado pelo PT no interior do estado.
Com 99,5% das urnas apuradas no começo da noite, Lapena obteve 49,2% dos votos válidos, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Foram 54.846 votos no total até o horário, enquanto Eliana somou 50.425 votos, o equivalente a 45,2% dos válidos. Com esses números, a eleição é considerada matematicamente definida. Não há segundo turno na cidade, porque ela tem menos de 200 mil eleitores.
A vitória reverteu o cenário apontado nas últimas semanas pelos institutos de pesquisa, que mostravam a petista à frente e que contava com o impulso da participação do ministro Fernando Haddad (Fazenda) num ato para chegar à vitória, o que não ocorreu.
Araraquara foi alvo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em seu governo, com críticas constantes a Edinho e às medidas adotadas no município durante a pandemia. O primeiro município no país a decretar lockdown para reduzir a circulação do vírus foi Araraquara, o que irritou o ex-presidente.
“Nós temos um prefeito que não sei o que tem na cabeça dele, de Araraquara, que novamente [está] programando um novo lockdown na sua cidade”, disse Bolsonaro numa de suas lives. Edinho rebateu afirmando que Bolsonaro disse “inverdades” e que nenhuma cidade adotaria medidas restritivas se o país estivesse imunizando com a velocidade necessária.
Na campanha de Lapena e dos demais adversários da petista, também sobraram críticas ao governo federal. Tirando a eleição de hoje, o PT venceu quatro das seis últimas eleições em Araraquara, todas com Edinho (2000, 2004, 2016 e 2020).
Também disputaram a eleição em Araraquara Doutor Marcos Garrido (PSD), Pedro Tedde (Novo) e Tiago Pires (PCO). Tedde obteve 4,5% dos votos válidos, enquanto Garrido chegou a 1%. Pires obteve 0,2%.
MARCELO TOLEDO / Folhapress