RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Meia Rodriguinho negou ofertas antes de alucinar Zubeldía

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Rodriguinho marcou em sua estreia como profissional no dia 7 de julho de 2022 ao atuar em um São Paulo com escassas opções no meio de campo. O gol, naquela época, sinalizou a chance de sequência a mais uma joia de Cotia. Mas foi só nesta terça-feira (20), 1048 dias depois, que ele voltou a balançar as redes —e alucinou o técnico Luis Zubeldía.

OS 1048 DIAS DE RODRIGUINHO

O jovem de 21 anos não seguiu o “protocolo” de deslanchar rápido, ganhar espaço e partir para o futebol europeu, como ocorre com uma série de atletas formados em grandes clubes brasileiros.

O início de carreira de Rodriguinho, por outro lado, é marcado por uma série de obstáculos —que envolvem lesões, ofertas recusadas e até uma promessa quase quebrada.

Depois de marcar seu primeiro gol, ele não recebeu grandes oportunidades sob comando de Rogério Ceni. Aquele ano ainda “acabou mais cedo” para o atleta diante de um problema nas costas que o afastou por duas semanas.

A temporada de 2023 ameaçou ser diferente, e Rodriguinho passou a ser um reserva frequentemente utilizado por Dorival Júnior, que havia substituído o ex-goleiro em abril. Na época, o técnico chegou a dizer que o garoto estava “pedindo passagem” no elenco.

Em meio aos elogios, ele despertou o interesse do PSG, que chegou a enviar olheiros para o Brasil e “se impressionou” positivamente com as análises.

O São Paulo bateu o pé e segurou o jogador, mas as oportunidades voltaram a desaparecer. Sem prestígio em um elenco recheado por Lucas e James Rodríguez, o jovem chegou a atuar pela equipe sub-20 nos meses finais daquele ano.

Rodriguinho quase deixou o clube no início de 2024 e chegou a ser monitorado por um rival, mas a saída de James aliviou, parcialmente, o cenário.

Em agosto, o cria de Cotia chegou a receber propostas de diferentes clubes da Série A, mostrou resiliência e optou por ficar —na época, o São Paulo via com bons olhos um empréstimo justamente pela necessidade de “rodagem”.

O 2025 de Rodriguinho começou com promessa de chances por parte da diretoria. Uma lesão no joelho adiou o planejamento por mais de um mês, mas ele não havia recebido grandes oportunidades mesmo recuperado… até nesta terça-feira (20).

O camisa 15 entrou no lugar do também jovem Lucas Ferreira já no segundo tempo do jogo contra o Náutico e caprichou: 1048 dias depois, ele voltou a balançar as redes em chute categórico de fora da área.

O gol alucinou Zubeldía, que invadiu o gramado e tomou cartão amarelo ao celebrar o feito do comandado. O técnico fechou a noite mandando um recado a Rodriguinho na entrevista coletiva. O pedido? Demonstrar “constantemente” que quer ter espaço no time.

“Se um jogador está a um bom nível, é só ir colocando mais minutos, mas se não está bem de saúde ou se o rendimento não é bom, as possibilidades diminuem. No caso de jovens, eles têm que tomar a iniciativa. O espaço existe, eles precisam agarrar. Aqui no Brasil, nenhum treinador vai dar nada de presente, e menos ainda em uma equipe grande como o São Paulo. Os torcedores esquecem que são juvenis, querem resultado imediato. Eles têm que demonstrar constantemente, e não um jogo ou outro. nesta quarta-feira (21), ele [Rodriguinho] aproveitou, e agora é seguir buscando mais minutos”, disse.

BRUNO MADRID / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.