SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Metrô de São Paulo vai diminuir o horário de funcionamento de bilheterias de estações das linhas 1-azul e 15-prata a partir deste mês. O anúncio foi feito, nesta sexta-feira (3), pela companhia.
A justificativa é o baixo volume de venda de passagens nas bilheterias, das 4h40 às 6h, quando as estações são abertas, e nos últimos horários de funcionamento, das 22h à 0h. Os bilhetes continuarão sendo comercializados em totens de atendimento e por aplicativo nos demais horários.
A mudança vai atingir cinco estações da linha 15-prata, o monotrilho que circula pela zona leste paulistana. A partir de 15 de janeiro de 2025, a abertura das bilheterias será às 6h e o fechamento, às 22h.
As restrições de funcionamento das bilheterias também vão atingir 12 estações da linha 1-azul, a partir do dia 29 de janeiro -as estações Tucuruvi, Portuguesa-Tietê, Armênia e Jabaquara seguirão com os guichês funcionando das 4h40 à 0h.
“A iniciativa também busca estimular o uso dos meios digitais para compra de passagens, como o aplicativo TOP, máquinas de autoatendimento e a rede credenciada”, diz o Metro.
VEJA COMO FICAM OS HORÁRIOS DAS BILHETERIAS
**Linha 15-prata**
– Das 6h às 22h a partir de 15/1
– Estações: Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba e São Mateus
**Linha 1-azul**
– Das 6h às 22h a partir de 29/1
– Estações: Parada Inglesa, Jardim São Paulo, Santana, Luz, São Bento, Liberdade, São Joaquim, Vergueiro, Praça da Árvore, Saúde, São Judas e Conceição Das 4h40 à 0h
– Estações: Tucuruvi, Portuguesa-Tietê, Armênia e Jabaquara
COMO COMPRAR PASSAGENS FORA DAS ESTAÇÕES
– WhatsApp: Enviar mensagem para (11) 3888-2200 (pagamento via Pix)
– Máquinas de autoatendimento: aceitam cartões de débito
REDUÇÃO DE VELOCIDADE NA LINHA 3-VERMELHA
Neste domingo (5), das 4h40 às 15h, por causa das obras de instalação de portas de plataforma na estação Tatuapé, a circulação dos trens na linha 3-vermelha do metrô ocorrerá com redução de velocidade e maior intervalo.
Nesta estação, os trens terão de circular por uma via única para embarque e desembarque dos passageiros em ambos os sentidos.
“Os funcionários estarão à disposição dos passageiros para orientação de embarque”, diz o Metrô, que emitirá mensagens sonoras nas estações, nos trens e divulgará nas redes sociais as mudanças programadas.
Redação / Folhapress