RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Mineradoras anunciam descoberta de um dos maiores depósitos de cobre em 30 anos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A mineradora Lundin Mining afirmou que a Vicuña Corp., uma joint venture formada com a BHP, descobriu um dos maiores depósitos de cobre em três décadas.

O anúncio foi feito após a empresa concluir a estimativa inicial do depósito de sulfeto e atualizar os recursos minerais do projeto Filo del Sol e as estimativas do projeto Josemaria, localizados entre Chile e Argentina.

Segundo a empresa, o território contém 12,8 milhões de toneladas de cobre medido e 25,1 milhões de toneladas inferidos, o que o coloca entre os dez maiores do mundo. A mina também tem quantidades significativas de ouro e prata.

De acordo com estimativas divulgadas pela Lundin, além da concentração de cobre, os projetos concentram 32 milhões de onças de ouro medido e 49 milhões de onças de ouro inferida, além de 659 milhões de onças de prata medida e 808 milhões de onças de prata inferidas.

Filo del Sol e Josemaría estão localizados na província de San Juan, na Argentina, mas uma parte do Filo del Sol se estende até a região chilena do Atacama. O primeiro depósito está em fase de exploração, enquanto o segundo se encontra em fase de pré-construção.

Segundo Jack Lundin, CEO da Lundin Mining, a descoberta é uma das mais significativas nos últimos 30 anos para o setor. “O recurso mineral inicial destacou o potencial para um dos projetos de cobre a céu aberto não desenvolvidos de mais alto teor do mundo, e um dos maiores recursos de ouro e prata globalmente”, disse.

A empresa ainda afirma que os projetos podem render anos de mineração, projeta a empresa. As perfurações continuam, e o tamanho estimado do depósito está aumentando, informou.

Conforme a empresa, as informações servirão de base para um relatório técnico integrado, previsto para o primeiro trimestre de 2026, que delineará o desenvolvimento do complexo de mineração. “Estamos ansiosos para avançar em Vicuña com nosso parceiro e gerar valor de longo prazo para nossos stakeholders”, afirmou Lundin.

A BHP e Lundin Mining compraram a Filo Corp. em um acordo de US$ 3 bilhões (R$ 17 bilhões) em 2024, para obter a propriedade dos projetos Filo del Sol e Josemaria.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.