BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) do Ministério da Justiça vai notificar a Enel para que a empresa explique as razões do prolongado apagão em São Paulo. A empresa terá 24 horas para responder a notificação.
Além disso, o órgão vai entrar em contato com o Procon de São Paulo para tentar estimar a quantidade de pessoas afetadas pela falta de energia e, com os dados, elaborar um plano de ação.
Na manhã desta segunda (6), cerca de 500 mil endereços continuavam sem energia na cidade de São Paulo, de acordo com a Enel. O problema começou com a tempestade que atingiu a capital paulista na última sexta (3), e a previsão da companhia é de que o serviço seja restabelecido até esta terça (7) para a maioria dos consumidores.
De acordo com os dados mais recentes enviados à Folha de S.Paulo, o total de domicílios afetados em algum momento após a chuva chegou a 4,2 milhões em todo o estado. Sete pessoas morreram.
O diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Sandoval Feitosa, deve se reunir na tarde desta segunda com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para “discutir ações futuras e medidas preventivas para deixar a rede de distribuição menos vulnerável aos eventos climáticos”.
LUCAS MARCHESINI / Folhapress