RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Ministério Púbico faz operação contra fraudes na Câmara e na Prefeitura de Guarujá

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público, cumpre 26 mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (1º), em investigação contra supostas fraudes em licitações na Câmara Municipal e na Prefeitura de Guarujá, na Baixada Santista.

Três vereadores, que não tiveram os nomes divulgados, e um empresário estão entre os alvos dos mandados.

Batizada de Hereditas, a operação integrada com a Polícia Civil detectou indícios de fraudes em licitações e possível favorecimento de agentes públicos com pagamento de propina para viabilizar o esquema. Prefeitura e Câmara foram procuradas pela reportagem, mas não responderam até a publicação deste texto.

“Uma das empresas beneficiadas com as fraudes pertencia a uma notória liderança do PCC, que foi assassinada a tiros na noite de 12 de março de 2024”, afirmou a Promotoria.

O empresário Claudio Fernando de Aguiar, candidato pelo Novo à Prefeitura de Guarujá pelo Novo, é um dos alvos da operação. Ele, que tem um grupo de comunicação com 34 canais de TV e cinco rádios, diz não ter “nada a esconder”.

“A gente ficou muito contente com a presença do Gaeco no município para investigar todos os contratos da Câmara. A minha é uma das empresas que tem um contrato lá. É um contrato que nós ganhamos a licitação pelo menor preço, não temos nada a esconder”, afirmou Aguiar.

Ele criticou, contudo, a realização da operação às vésperas da eleição. “Uma irresponsabilidade fazer isso no período eleitoral, eu sendo candidato.”

A operação contou também com apoio da Polícia Militar. Participaram da ação 15 integrantes do Ministério Público, 76 PMs da Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar), do COE (Centro de Operações Especiais) e do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais), e 50 policiais civis da Delegacia Seccional de Praia Grande e do Dope (Departamento de Operações Policiais Estratégicas).

FRANCISCO LIMA NETO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS