RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Ministério Público recomenda que Hemorio fique responsável pelos exames para transplantes no RJ

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Ministério Público do Rio de Janeiro recomendou à Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro e à Fundação Saúde o aprimoramento das condutas relativas à análise de amostras de sangue referentes à Central Estadual de Transplantes.

A recomendação visa evitar novos casos de infecção de pacientes transplantados.

A recomendação, divulgada no domingo (13), ocorreu após seis pacientes receberem órgãos contaminados com o vírus HIV. O Laboratório de Patologia Clínica Doutor Saleme, instituição privada contratada por meio de licitação pelo governo do Rio de Janeiro, teve seus serviços suspensos.

O Ministério Público recomenda que todos os exames sejam realizados exclusivamente pelo Hemorio e, em caso de incapacidade física, seja feito um estudo prévio sobre a necessidade de terceirização.

Caso a recomendação não seja aceita parcial ou totalmente, o órgão pede que as razões sejam encaminhadas por escrito, “podendo implicar a adoção de todas as providências administrativas e judiciais cabíveis contra os responsáveis”.

Na sexta-feira (11), a 5º Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde instaurou um inquérito civil para investigar as irregularidades.

O Ministério da Saúde instaurou uma auditoria para investigar o sistema de transplantes no Rio de Janeiro e verificar possíveis irregularidades na contratação do laboratório responsável pelos exames. A auditoria será realizada pelo Denasus (Departamento Nacional de Auditoria do SUS).

O Ministério da Saúde também determinou que a testagem de todos os doadores de órgãos no Rio de Janeiro volte a ser feita exclusivamente pelo Hemorio. Além de solicitar a retestagem do material de todos os doadores de órgãos feita pelo laboratório para identificar possíveis novos casos.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.