RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Montagem com Musk na mesa da presidência dos EUA é capa da revista Time

BELO HORIZONTE, MG (UOL/FOLHAPRESS) – A revista Time apresentou nesta sexta-feira (7) a capa da sua próxima edição, com uma montagem do bilionário Elon Musk sentado na mesa da presidência dos EUA. Musk comanda o DOGE (Departamento de Eficiência Governamental), que vem mostrando um grande poder no governo Donald Trump.

Revista afirma que Musk está em uma guerra contra Washington. O DOGE, que é uma agência não-oficial dentro do governo, vem travando intensas batalhas contra agências federais, com o intuito de desburocratização e cortes de gastos. Recentemente, a Usaid (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional) foi desmantelada após a atuação do departamento.

Time caracteriza o DOGE como “grupo de assessores temporários sem estatuto, sem site e sem autoridade legal clara”. Também diz que a equipe trabalha na “demolição política de Musk”.

Nenhum cidadão privado, certamente não um cuja riqueza e rede de negócios estão diretamente sujeitos à supervisão das autoridades federais, jamais exerceu tanto poder sobre a máquina do governo dos EUA. Até agora, Musk parece responsável apenas ao Presidente Trump, que concedeu a seu financiador de campanha um amplo mandato para alinhar o governo à sua agenda.

Na reportagem, a revista alerta para “uma onda antigoverno massiva”. Há o temor de cortes no orçamento, encerramento de programas governamentais e a substituição de servidores públicos por nomeados políticos “leais” ao presidente Trump. “Esse foi o caminho escolhido pelo eleitorado.”

Em breve, os americanos descobrirão onde interagem com o governo federal de formas que não percebiam ou consideravam garantidas. Empresas que exportam produtos de tecnologia para a China podem não ter mais funcionários dos Departamentos de Estado ou Comércio disponíveis para explicar, gratuitamente, como evitar violar leis criminais. Agricultores no Meio-Oeste podem logo descobrir que compradores financiados pela USAID não estão mais pagando por sacos de farinha para enviar a campos de refugiados. Ao redor do mundo, milhões de pessoas que dependem dos EUA para comida, remédios e abrigo estão, de repente, por conta própria.

Cortes na Usaid deixaram todas as agências federais sob alerta. O departamento também assumiu o controle do Serviço Digital dos EUA e estabeleceu uma base dentro do Escritório de Gestão de Pessoal (OPM) do governo federal. Um funcionário do Tesouro teve sua aposentadoria adiantada após recusar acesso de documentos restritos à equipe de Musk.

O DOGE enfrenta processos judiciais desde o dia da posse de Trump. A legalidade do departamento é questionada.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS