RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Moradores de São Paulo recebem alerta de terremoto de sistema do Google; Defesa Civil nega ocorrência

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Moradores de São Paulo receberam na madrugada desta sexta-feira (14) um alerta de terremoto com magnitude 5,5. O alerta, recebido por celulares do sistema Android, afirma que abalos secundários são comuns e dá dicas de segurança.

A Defesa Civil informou que o alerta não partiu do Centro de Gerenciamento de Emergências do estado e pode ter sido emitido por algum serviço exclusivo do Google.

“Até o momento não há registro de ocorrência relacionada com possível terremoto no estado”, diz nota da Defesa Civil.

Segundo o Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo), não foi registrado nenhum terremoto no estado nesta madrugada.

A Rede Sismográfica Brasileira, coordenada pelo Observatório Nacional, bem como instituições internacionais de monitoramento, não detectaram nenhum evento sísmico na costa brasileira nesse período.

“Um terremoto com magnitude superior a 4 ou 5 seria prontamente detectado por estações sismográficas no Brasil e em redes internacionais. Portanto, esse aviso não é verdadeiro”, diz Sergio Fontes, pesquisador do Observatório Nacional. “O sistema do android do Google se baseia no acelerômetro dos celulares para captar indícios de tremores, mas parece que a calibração para o Brasil pode não estar ajustada corretamente, o que pode resultar em alertas incorretos.”

Ao tocar na notificação, os usuários foram levados a instruções do Google sobre terremotos, com um destaque de alerta no litoral de São Paulo.

O Google não explicou o motivo de o alerta ter sido enviado aos usuários do sistema Android.

Em julho do ano passado, moradores de vários bairros de São Paulo sentiram tremores como consequência de um terremoto que atingiu a região de San Pedro do Atacama, no Chile.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS