Moraes vota para tornar mais 70 réus por atos antidemocráticos

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), votou para tornar réus mais 70 denunciados pelos atos golpistas de 8 de janeiro.

Um novo bloco de denúncia contra invasores, autores intelectuais e incitadores dos atos começou a ser analisado nesta segunda-feira (14). Os ministros têm até 18 de agosto para apresentar seu voto em plenário virtual. Alexandre de Moraes é o relator.

Cada ministro analisa as denúncias de forma individual.

O STF deve iniciar os julgamentos das primeiras ações penais dos atos golpistas no início de setembro. A PGR já defendeu a condenação de ao menos 60 réus.

“Estaremos pedindo pauta para Vossa Excelência para julgar as primeiras ações penais referentes aos atos violentos ocorridos em 8/1 para Vossa Excelência, quando entender adequado, possa pautar para o início de setembro”, disse Moraes.

Entre os alvos está Fátima de Tubarão, que aparece em vídeo dizendo: “Vamos para a guerra, vou pegar o Xandão agora!” no Palácio do Planalto.

O indígena José Acácio Serere Xavante também está entre os alvos. Ele é acusado de ameaçar integrantes do STF e convocar pessoas armadas para impedir a diplomação de Lula (PT).

Até o momento, o STF transformou 1.290 pessoas em réus por autoria ou participação nos atos golpistas. A PGR (Procuradoria-Geral da República) denunciou 1.390 pessoas.

Eles podem responder pelos crimes de associação criminosa, abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado, ameaça, perseguição, incitação ao crime e dano e dano qualificado.

Redação

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS