SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O bicampeão mundial de basquete Amaury Pasos morreu na madrugada desta quinta-feira (12), em São Paulo, aos 89 anos. A lenda do basquete estava ao lado da família e não teve causa da morte divulgada. A CBB confirmou o falecimento do medalhista olímpico.
“Um dos maiores da história a pisar em uma quadra de basquete, ídolo eterno de gerações e um dos nossos para sempre! […] Amaury é história. Amaury é o basquete!”, diz trecho do comunicado da CBB.
Amaury morreu no dia seguinte ao seu aniversário de 89 anos. Ele estava ao lado de familiares próximos e netos no momento de sua morte.
Ele foi o único atleta a ser eleito MVP por duas vezes em Mundiais. Ele foi campeão e melhor da competição nas edições de Santiago 1959 e Rio 1963.
O ídolo do basquete também conquistou duas medalhas de bronze em Olimpíadas, em Roma 1960 e Tóquio 1964. Ele dividiu quadra com astros como Wlamir Marques, Rosa Branca, Algodão e Ubiratan.
Amaury está no Hall da Fama da Federação Internacional de Basquete (Fiba) e fez história no Corinthians. Ele vestiu a camisa alvinegra entre 1966 e 1972 e conquistou 12 títulos.
A lenda das cestas ganhou um busto no Parque São Jorge em outubro deste ano. A peça está no Ginásio Poliesportivo Wlamir Marques.
Redação / Folhapress