RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Morre aos 95 anos alfaiate que sobreviveu a Auschwitz e ganhou fama nos EUA

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Conhecido nos EUA por vestir seis presidentes e celebridades como Lebron James e Frank Sinatra, o alfaiate Martin Greenfield morreu ontem, aos 95 anos, em sua casa.

Greenfield aprendeu a costurar quando era adolescente, enquanto prisioneiro em Auschwitz, na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. Ele nasceu Maximilian Grünfeld em 9 de agosto de 1928, no que hoje é o oeste da Ucrânia, mas na época fazia parte da Tchecoslováquia.

Em 1945, com o fim da Guerra, mudou-se para os EUA em 1947, com US$ 10 (cerca de R$ 50) e sem saber falar inglês. Ele logo mudou seu nome para Martin Greenfield e começou a aperfeiçoar o ofício que o tornaria alfaiate de políticos, estrelas de Hollywood e até de gângsteres notórios.

Um de seus primeiros clientes foi o ex-presidente dos EUA, Dwight D. Eisenhower, então presidente da Universidade de Columbia e, surpreendentemente, alguém que Greenfield conheceu quando visitou Auschwitz, segundo a NBC News.

Entre os presidentes dos EUA, o alfaiate atendeu Gerald Ford, Bill Clinton, Barack Obama, além de Donald Trump e Joe Biden. Outros dignitários políticos com quem trabalhou incluíram o ex-secretário de Estado Colin Powell e os prefeitos de Nova York Michael Bloomberg e Ed Koch.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS