RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Morre Beatriz Sarlo, uma das maiores intelectuais da América Latina, aos 82

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A ensaísta, escritora e crítica cultural argentina Beatriz Sarlo morreu nesta terça-feira (17) aos 82 anos, após sofrer um acidente vascular cerebral.

Sarlo foi uma das intelectuais mais relevantes da América Latina, responsável por uma revolução na crítica literária argentina e por formar gerações de professores, leitores e intelectuais.

Deu aulas na Universidade de Buenos Aires, onde ministrou cadeiras de literatura até se aposentar em 2003, e instituições internacionais como Columbia, Cambridge, Berkeley e Maryland.

Publicou cerca de 30 livros de ensaios durante sua carreira prolífica, entre eles “Literatura e Sociedade”, “Cenas da Vida Pós-Moderna”, “Borges, um Escritor nas Margens”, “Sete Ensaios sobre Walter Benjamin”, “A Batalha das Ideias” e “A Intimidade Pública”.

Escreveu para os principais jornais argentinos, como o Clarín e o La Nación, e dirigiu por três décadas a revista Punto de Vista, centro focal dos debates da intelectualidade do país.

Sarlo esteve diversas vezes no Brasil, país com que tinha forte interlocução. Veio duas vezes para a Flip e foi uma das principais convidadas da festa paratiense em 2015, quando fez a abertura sobre o homenageado, Mário de Andrade, ao lado de Eliane Robert Moraes e Eduardo Jardim, e outra mesa na programação principal com Alexandra Lucas Coelho.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS